domingo, 13 de abril de 2008

Tecnologias Assistivas

Definição: Tecnologia Assistida - todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. Auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstancia de deficiência ou pelo envelhecimento.


Como essas tecnologias contribuem?
Proporcionando а pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho.

Auxílios para a vida diária e vida prática: materiais e produtos que favorecem desempenho autônomo e independente em tarefas rotineiras ou facilitam o cuidado de pessoas em situação de dependência de auxílio, nas atividades como se alimentar, cozinhar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais.
Exemplos: talheres modificados, suportes para utensílios domésticos, roupas desenhadas para facilitar o vestir e despir, abotoadores, velcro, recursos para transferência, barras de apoio, etc.

Comunicação Aumentativa e Alternativa
Tem como objetivo atender pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever.
Exemplos: recursos como as pranchas de comunicação, computador com softwares específicos.

Recursos de acessibilidade ao computador
Conjunto de hardware e software especialmente idealizado para tornar o computador acessível, no sentido de que possa ser utilizado por pessoas com privações sensoriais e motoras.
Exemplos: Equipamentos de entrada: teclados modificados, teclados virtuais com varredura, mouses especiais e acionadores diversos, softwares de reconhecimento de voz, scaner, ponteiras de cabeça por luz entre outros.
Equipamentos de saída: síntese de voz, monitores especiais, os softwares leitores de texto (OCR), impressoras braile e o linha braile.

Sistemas de controle de ambiente
Exemplos: Através de um controle remoto, as pessoas com limitações motoras, podem ligar, desligar e ajustar aparelhos eletro-eletrônicos como a luz, o som, televisores, ventiladores, executar a abertura e fechamento de portas e janelas, receber e fazer chamadas telefônicas, acionar sistemas de segurança, entre outros, localizados em seu quarto, sala, escritório, casa e arredores.



Quais tecnologias assistivas existem? Quais tecnologias contribuem com quais deficiências?

Projetos arquitetônicos para acessibilidade
Adaptadores estruturais e reformas na casa e/ou ambiente de trabalho, através de rampas, elevadores, adaptadores em banheiros entre outras, que retiram ou reduzem as barreiras físicas.

Órteses e próteses
Próteses são peças artificiais que substituem partes ausentes do corpo.
Órteses são colocadas junto a um segmento corpo, garantindo-lhe um melhor posicionamento, estabilização e/ou função.
Adequação Postural

Adequação postural diz respeito a recursos que promovam adequações em todas as posturas, deitado, sentado e de pé, portanto, as almofadas no leito ou os estabilizadores ortostáticos, entre outros.
Auxílios de mobilidade
A mobilidade pode ser auxiliada por bengalas, muletas, andadores, carrinhos, cadeiras de rodas manuais ou elétricas, scooters e qualquer outro veículo ou equipamento ou estratégia utilizada na melhoria da mobilidade pessoal. Um exemplo de estratégia seria a colocação de pistas sensoriais facilitando a identificação do lugar, dentro de um espaço controlado como a casa, escola ou trabalho.
Auxílios para cegos ou para pessoas com visão sub-normal
Equipamentos que visam a independência das pessoas com deficiência visual na realização de tarefas.
Exemplos: lentes, lupas e telelupas; os softwares leitores de tela, leitores de texto, ampliadores de tela; os hardwares como as impressoras braile, lupas eletrônicas, linha braile - dispositivo saída de computador com agulhas táteis, agendas eletrônicas.
Auxílios para surdos ou com déficit auditivo
Auxílios que inclui vários equipamentos (infravermelho, FM), aparelhos para surdez, telefones com teclado - teletipo (TTY), sistemas com alerta táctil-visual, entre outros.

Adaptações em veículos
Acessórios e adaptações que possibilitam uma pessoa com deficiência física dirigir um automóvel, facilitadores de embarque e desembarque como elevadores para cadeiras de rodas (utilizados nos carros particulares ou de transporte coletivo), rampas para cadeiras de rodas, serviços de auto- escola para pessoas com deficiência.


Fonte:

* Texto integral retirado de www.eproinfo.mec.gov.br/ disponнvel na biblioteca do site do curso de Especializaзгo em Tecnologia da Informaзгo e Comunicaзгo na Promoзгo da Aprendizagem
* WWW.tecnedu.zip.net

Nenhum comentário: